sábado, 29 de dezembro de 2012

PERÓXIDO DE HIDROGÊNIO


PARA QUE POSSAM ENTENDER SOBRE OXIGENADA - PERÓXIDO DE HIDROGÊNIO


o que é agua oxigenada ??
nada mais do que um processo onde a água em contato com o ar oxidam
isso ocorre de forma natural no ambiente
mas em quimicas ...farmaceuticas ou em cosmeticos ele apenas acelera a quantidade de oxidação

O peróxido de hidrogénio que, em solução aquosa, é conhecido comercialmente como água oxigenada, é um líquido claro de fórmula química H2O2. Foi descrito a primeira vez por Louis Jacques Thénard, numa reacção de peróxido de bário com ácido nítrico.[1]
Trata-se de um líquido viscoso e poderoso oxidante. É incolor à temperatura ambiente e apresenta característico sabor amargo. Quantidades pequenas de peróxido de hidrogénio gasoso ocorrem naturalmente no ar. O peróxido de hidrogénio é instável e quando perturbado, rapidamente se decompõe (através da enzima Catalase, presente em nosso corpo), de H2O2, em água(H2O) e oxigênio(O) com libertação de calor. Deste modo, quando ele é transformado em água e oxigénio pela catalase, acaba por matar bactérias e vírus anaeróbicos (que não sobrevivem à presença de oxigénio), pois libera oxigénio puro, tendo a função de "Desinfectante Oxidante". Embora não seja inflamável, é poderoso agente oxidante que pode sofrer combustão espontânea em contacto com matéria orgânica ou alguns metais como o cobre ou o bronze.
O peróxido de hidrogénio é encontrado em concentrações baixas (3-9%) em muitos produtos domésticos para uso medicinal e como clareador da roupa e do cabelo. Na indústria, o peróxido de hidrogénio é usado em concentrações mais elevadas para clarear tecidos, pasta de papel, e ainda como combustível para ajuste e correcção nas trajectórias e órbitas de satélites artificiais no espaço.



O composto Peróxido de Hidrogênio é conhecido popularmente como “água oxigenada”, solução aquosa cuja fórmula é [H2O2 (aq)], e se classificam conforme a concentração. Nos rótulos, comercializados geralmente em farmácias, aparece a indicação do tipo: 10 volumes, 20 volumes,... Sendo que, quanto maior o volume mais concentrada será a solução. Quando a concentração de peróxido de hidrogênio é muito alta (100 volumes), a solução apresenta aspecto viscoso. Neste caso é usada em laboratório e indústrias. Se a concentração for de 10 volumes, é usada como agente bactericida dos ferimentos externos e em gargarejos, por que possui ação anti-séptica. Também é utilizada como alvejante de tecidos, e como descolorante de pêlos e cabelos. 

Utilização da água oxigenada: 

- Como conservante em indústrias alimentícias; - Como bactericida e fungicida de sementes na agricultura; - Para restaurar pinturas à óleo, na restauração de cores brancas escurecidas pela ação de alguns poluentes atmosféricos. 

Na decomposição do peróxido de hidrogênio, há a formação de átomos de oxigênio altamente reativos. Veja a equação: 

H2O2 (aq) → H2O (l) + 1/2 + O2 (g)                         A luz é um dos fatores responsáveis pela decomposição (fotólise) da água oxigenada, por isso esta solução deve ser comercializada em frascos escuros ou em plásticos opacos para não ocorrer a liberação de gás oxigênio. 

Determinação do volume da água oxigenada


As concentrações das soluções de peróxido de hidrogênio são determinadas em função do volume de O2 (g) liberado por unidade de volume da solução. Sendo assim, uma água oxigenada de concentração 10 volumes libera 10 litros de O2 (g) por litro de solução. 
 Por Líria Alves Graduada em QuímicaEquipe Brasil Escola 


MENINAS QUALQUER DÚVIDA SOBRE É SÓ ENTRAR EM CONTATO COM CRIS RASSI - PODEM MANDAR UMA MENSAGEM PARA ELAS DIRETAMENTE OK....

Um comentário:

  1. Attraverso un fondello Tag Heuer replica da esposizione in zaffiro, si possono vedere i componenti del movimento, molti trafitti nel classico stile di scheletro e rifiniti manualmente. La piastra Franck Muller replica principale presenta una finitura a grana circolare di Ginevra e recessi decorati con perlage; i martelli del meccanismo replica Omega chiming del ripetitore vantano anche una circolare finitura satinata La slitta che attiva il ripetitore, sul fianco rolex replica sinistro della cassa, è impreziosita dallo stesso motivo a fogliame inciso dei lati e delle anse della cassa, così come orologi replica il bordo in oro bianco che incornicia il movimento sul lato posteriore Il bordo dei minuti in zaffiro laccato nero attorno al quadrante replica rolex aperto è punteggiato da indici in oro rosa a polvere; a loro punta un paio di lancette a forma di foglia, traforate repliche rolex anch'esse laccate in nero. L'orologio è montato su una pelle di alligatore cucita a mano cinturino; il prezzo è su imitazioni rolex richiesta.

    ResponderExcluir